Sunday, April 8, 2007



"tenho sentido momentos em que tudo me parece de uma esterilidade negra, de impotência realizadora, de gosto, de inútil; outros de irradiação celeste, de fecundidade imensa, de um abrir ao criador como a flor se abre ao sol.Encontro este choque de sentimentos, massacre de ideias, onde pensamentos velhos resistem a pensamentos novos e pensamentos novos se formam de sentimentos velhos.Nos momentos de calma, de entrelutas, refaço as trincheiras da resistência, examino a minha capacidade de energia vital e aparece-me a vitória nítida."






(carta de Amadeo de Souza Cardoso à sua família - 1912)




(pintura: amadeo de souza cardoso
"retrato de francisco cardoso"
1912
óleo sobre cartão
35 x 27 cm
museu municipal souza-cardoso
amarante
portugal)

3 comments:

mhf said...

Olá amiga!

O nosso amigo Amadeo sempre na vanguarda das ideias, da criação e dos sentimentos.
Gostei
Bjcs

ppenha said...

Ah, o nosso Amadeo :)
Que boas memórias... os e-mails, as cartas, o divertimento, a alegria!
Foi um trabalho magnífico :D

cmr said...

Olá!
Cá estou eu a VisitArte!
Fuerza, fuerza! Está a correr muito bem!
E adoro as fotos escolhidas, como não podia deixar de ser. :)
Bjs!